Confiança do empresário industrial é estável
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) ficou estável em maio depois de dois meses consecutivos de queda e registrou 55,5 pontos. A pesquisa, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (17), mostra que houve aumento de apenas de 0,1 ponto na comparação com abril. Os indicadores variam de zero a cem pontos. Acima de 50 indicam empresários confiantes.
Mesmo praticamente estável na comparação com abril, o Icei deste mês está 2,4 pontos abaixo do assinalado em maio de 2012. De acordo com o economista Marcelo de Ávila, da CNI, a estabilidade no índice em relação a abril sinaliza que não houve melhora significativa no ambiente de negócios. Para que haja aumento da confiança, é preciso que haja mudanças de maior impacto na redução dos custos de produção, destaca Ávila.
Entre os segmentos da indústria, a confiança dos empresários da construção foi a única que registrou queda frente ao mês anterior. Desde dezembro, o otimismo dos empresários da construção está em queda. Em maio, caiu 0,4 ponto frente a abril e registrou 55,4 pontos.
Já as indústrias extrativas e de transformação tiveram alta na confiança. Enquanto o índice da primeira cresceu 0,3 ponto, atingindo 56,4 pontos, o da indústria de transformação aumentou 0,7 ponto e registrou 54,9 pontos em maio.
Do sistema CNI