Em 96 horas, 83mm de chuva foram registrados em Brusque:
A Defesa Civil de Brusque já está em estado de atenção na cidade, principalmente por conta do risco de deslizamento em alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Apesar da alta, o órgão considera o nível do rio Itajaí-Mirim dentro da normalidade para as chuvas.
Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva chega a 33 milímetros, porém, o volume que é considerado para questões de deslizamentos e até mesmo para o nível do rio leva em conta a precipitação das últimas 96 horas. E nesse total, a chuva já acumulou 83 milímetros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugik, a questão dos deslizamentos é a que preocupa mais o órgão. Muitas encostas estão bastante encharcadas e podem causar problemas. “Quem mora perto de encostas deve ficar atento e se perceber movimentação de terra, árvore caindo, deve deixar a casa e entrar em contato com a Defesa Civil, pelo 199”, afirma.
Desde o final de semana, foram cinco deslizamentos, um alagamento e três casos de árvores que estavam colocando residências em risco. Já sobre o nível do Itajaí-Mirim, apesar do rio ultrapassar a marca de atenção e chegar aos 3,29m no começo da tarde, a situação ainda não preocupa, pois o nível em Botuverá não chegou a subir.
Informações sobre o clima, nível do rio Itajaí Mirim, boletins sobre o tempo estão disponíveis no site da Defesa Civil (http://defesacivil.brusque.sc.gov.br/).