Solenidade marca 8 anos de Batalhão da PM em Brusque
Na tarde desta sexta-feira (2), o 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque comemorou seus oito anos de instalação. A data exata do aniversário é 25 de maio, e a solenidade aconteceu junto da formatura do 1º Posto do Oficialato da Polícia Militar, que trouxe um oficial para a cidade.
O comandante do batalhão, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, falou sobre a importância de a cidade ter um batalhão e do funcionamento dele. Desde 2009, o município não precisa se reportar a outros batalhões, apenas ao comando-geral e também à 7ª Região de Polícia Militar, que fica em Blumenau.
Além dessa autonomia, a instalação do batalhão em Brusque fez com que a necessidade de efetivo aumentasse, e aos poucos, o número de soldados à disposição fosse melhorando. Gomes também lembrou que o recente curso de formação de soldados em Brusque só foi possível graças ao posto de batalhão.
Entre os três oficiais que se formaram, e passaram por estágio no 18º Batalhão, Fabrício Cenci ficará trabalhando na cidade. A permanência em Brusque foi escolha do próprio oficial, que já trabalhou no Tribunal de Justiça. Ele é natural de Chapecó, e após trabalhar na capital do Estado, viu a oportunidade de ingressar no curso de oficiais, que é para bacharéis em Direito.
O prefeito Jonas Paegle compareceu à solenidade e parabenizou os novos oficiais e, também, aproveitou para tecer elogios à dois PMs do 18° BPM, que lograram êxito em impedir que um suicídio se concretizasse durante o mês de maio. Os policiais que atenderam a ocorrência também foram homenageados com elogios oficiais do comando da corporação.
História da PM em Brusque
A Polícia Militar chegou a Brusque em 1856, através de um grupo que veio de Itajaí para fazer a segurança da vila que existia. Na década de 1970, o pelotão virou um grupamento, e em 1991 ele virou uma Companhia. Esse posto durou até o ano de 2007, quando Brusque ganhou uma guarnição especial, uma espécie de estágio.
E depois de dois anos de preparação, Brusque finalmente virou o 18º Batalhão de Polícia Militar, ganhando sua própria autonomia, e um dos mais altos postos na hierarquia estrutural da instituição.