Ibge completa 77 anos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) completou na última quarta-feira (29) 77 anos de atuação em prol da construção da cidadania brasileira, através da produção e disseminação de informações sobre a realidade do país. O órgão iniciou suas atividades em 1936, ainda com o nome de Instituto Nacional de Estatística (INE), tendo entre seus objetivos articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no país àquela época.
No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em Brusque, o profissional de carreira do Ibge, Alexandre Magno Camargo, que é coordenador regional do mesmo, destaca a importância da data na consolidação da história no país.
De acordo com Camargo, entre maio de 2012 e o fim deste mês (31), o Ibge terá realizado 225 divulgações, entre resultados de indicadores conjunturais, pesquisas estruturais e especiais e produtos de geociências. Ou seja, quase dois lançamentos a cada três dias.
A coroação desse trabalho cotidiano de produção de informações geocientíficas e de estatísticas demográficas e econômicas se materializa nos inúmeros prêmios que o instituto e seus funcionários receberam no último ano, além de sua inserção internacional cada vez maior, que culminou, em abril, na eleição do Brasil para a Comissão de Estatísticas da ONU, mais representativo organismo internacional nessa área.
Alexandre Magno Camargo é servidor do Ibge há 33 anos. Passou a residir em Brusque no ano de 1996. O coordenador regional informou que o instituto está na região há 40 anos e foi fundado em 1973.