Câmara recebe engenheiro da AMMVI para apresentar dados sobre saneamento básico
A sessão desta terça-feira (13) da Câmara de Vereadores de Guabiruba contou com uma palestra do engenheiro ambiental Willian Goetten sobre os dados levantados pela equipe de trabalho da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) em Guabiruba. O grupo fez um levantamento sobre as fossas sépticas na cidade.
Vários dados como a presença de fossa em 79% das residências do município foram apresentados. O próprio engenheiro acredita que a cidade está em um bom estado, mas muito tem a ser trabalhado, assim como na maioria das cidades. Guabiruba foi a terceira cidade a ter esse levantamento da AMMVI junto à população.
Um questionário com 25 perguntas foi apresentado aos moradores, sobre como o esgoto é tratado nas residências, para que a fossa séptica e o filtro anaeróbio possam se mostrar mesmo como a melhor solução para o tratamento individualizado do esgoto. Os números mostram que metade do município hoje está pré-disposto para realizar o tratamento.
O presidente do legislativo, Cristiano Kormann, avaliou a importância da apresentação desses dados por parte da equipe para os vereadores e também ao prefeito, que esteve presente no plenário da Câmara de Vereadores. Kormann até mesmo lembrou que durante uma campanha foi alertado por um morador de que pelas características do terreno de Guabiruba, era obrigação o saneamento básico na cidade.
As agentes de saúde do município auxiliaram a equipe técnica da associação para que a pesquisa de campo atingisse um número alto de residências, aumentando o índice de confiança da pesquisa.
A próxima sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba está marcada para a terça-feira (20), no horário regimental das 19h.