Senai oferece 300 vagas através do Pronatec
O Senai, entidade do Sistema Fiesc, está com inscrições para 1,4 mil vagas em 40 cursos gratuitos de aprendizagem industrial, oferecidos em 16 cidades catarinenses. Os cursos são dirigidos a jovens e adolescentes de 14 a 24 anos (incompletos). Segundo José Vanderlei Cardoso, diretor do Senai de Brusque, além da inserção no mercado de trabalho, a aprendizagem proporciona o primeiro contato com um ensino aprofundado de base tecnológica.
É o início de uma carreira de educação continuada e que pode evoluir para a formação técnica e para os cursos superiores de tecnologia. Diante da crescente demanda por profissionais capacitados, os cursos de aprendizagem permitem às empresas antecipar a captação de talentos.
Em Brusque estão sendo oferecidas 30 vagas para confeccionador de moldes e roupas (manhã), 30 para confeccionador de moldes e roupas (tarde) e 30 para programador de computador (manhã). Cardoso também explanou sobre os cursos do Programa Nacional Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que também estão com inscrições abertas. O primeiro passo aos interessados é fazer seu cadastro junto a secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Brusque.
O diretor do Senai informou que, ao todo, são 16 cursos oferecidos gratuitamente através do Pronatec: mecânico de tear plano, mecânico de máquina de malharia, mecânico de máquina de costura, estampador de tecido, costureiro, modelista, tecelão, costureiro, talhador, estilista, desenhista de moda e torneiro mecânico.
Ao todo, são cerca de 300 vagas sendo oferecidas, com opções de cursos nas áreas de mecânica, têxtil e de vestuário.
LdO