Sábado é dia D contra a Poliomielite
Em entrevista ao Jornal da Cidade, a diretora da vigilância epidemiológica de Brusque, Grasiela Costa, reforçou o convite para que pais ou responsáveis levem as crianças para receber a imunização contra a poliomielite. A campanha deste ano trouxe alguns diferenciais.
Primeiro, porque foi antecipada na data de realização em relação aos anteriores. Segundo, porque o público alvo para receber a imunização alterado: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos de idade.
De acordo com Grasiela Costa, o Ministério da Saúde já desenvolve a campanha nacional há 34 anos, sendo que, destes, 24 se passaram já sem o vírus circulante no país. Em 2012 foi introduzida a vacina injetável dentro da campanha e, assim, o calendário sofreu algumas alterações.
Nele, crianças entre dois e quatro meses são imunizadas com a vacina injetável e as maiores de seis meses até a idade de quatro anos, onze meses e 29 dias recebem a gotinha.
Outro diferencial na campanha deste ano, destaca Grasiela Costa, é que não haverá barreiras, como as que eram utilizadas, estrategicamente, em alguns pontos de Brusque: Havan, Tiro de Guerra ou na praça central. As barreiras eram utilizadas para facilitar a locomoção da população. Porém, aplicar uma injeção ao ar livre não é recomendado, segundo ela, pois expõe a criança a possíveis bactérias.
A campanha inicia neste sábado (8) e se encerra em 21 de junho. O horário de vacinação, neste sábado, "Dia D" será das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.