Os setores da educação e cultura em Karlsdorf
Integrantes da comitiva oficial catarinense que acopanham as comemorações dos 200 anos da cidade Karlsdorf visitaram, nesta sexta-feira (14), uma escola e creche, uma biblioteca pública e dois museus em Neuthard e Karlsdorf.
Pela manhã, a comitiva esteve no museu de Neuthard, que mantém vários utensílios, m de uso pessoal das famílias que emigraram para a região de Brusque e Guabiruba.
Os membros da comitiva nestes locais foram prefeitos Paulo Roberto Eccel, de Brusque, e Matias Kohler ,de Guabiruba, acompanhados do presidente da câmara municipal de Brusque, Guilherme Marchewsky, do secretário de Obras, Gilmar Vilamoski, e do presidente Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Valdir Riffel. Eles comprovaram o quanto a administração pública de Karlsdorf-Neuthard possui preocupação com a história.
Todos os registros em documentos e árvores genealógicas estão à disposição de todos os descendentes dos emigrantes que partiram para terras brasileiras e Estados Unidos. Inclusive em forma de arquivos digitais, segundo informações de Edith Dres, pesquisadora de famílias e de seus descendentes da comunidade de Neuthard.
Na única escola e creche de Karlsdorf-Neuthard, os visitantes observaram a disciplina no comportamento de crianças e adolescentes, também tomaram conhecimento das atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem nas duas comunidades.
Uma das preocupações do aspecto pedagógico da escola é com a preservação da cultura e costumes da região. Foi a impressão deixada ao prefeito Matias Kohler. Vive-se a cultura da origem e da preservação dos costumes, e isso é muito positivo, fazendo com que temos muito a apreender com esse exemplodestacou.
O que chamou a atenção do prefeito Paulo Roberto Eccel foi a divisão de responsabilidade nos investimentos em educação. Embora o ensino seja público, 60% ficam por conta do estado de Baden. Mas a comunidade e os pais se responsabilizam pelos outros 40% nos investimentos. É uma diferença muito grande em relação ao Brasil, observou Eccel.
As construções físicas dos estabelecimentos de ensino de Karlsdorf-Neuthard mostraram uma forte vocação para sustentabilidade. A comitiva também visitou uma biblioteca pública que em 2012 disponibilizou mais de 120 mil acessos a livros para adultos e crianças sem nenhum custo.
A cobertura dos 200 de Kalsdorf tem o patrocínio de Unifebe, Sintricomb, Sinseb, Sinduscon, Prefeitura de Guabiruba, Belli Seguros, HHC Contabilidade e Rose CIA de Viagens