Karlsdorf em 200 anos
Karlsdorf possui 5.520 habitantes e Neuthard em torno 3.730 habitantes. Situadas a 35 km de Heidelberg e a 20 km de Karlsruhe, no Distrito de Karlsruhe, estado de Baden-Württemberg, Sul da Alemanha, foram unificadas em primeiro de janeiro de 1975 para economizar recursos na administração pública, formando Karlsdorf-Neuthard, conhecida como Karlsdorf. Foi a segunda comunidade mais jovem do antigo Distrito de Bruchsal.
Sua fundação teve origem no começo do século XIX, com a modificação ocorrida em 1813 do lugarejo de Dettenheim, uma velha colônia à beira do rio Reno (Rhein), da época de Carlos I, o Grande (747-814).
A modificação da direção do Rio Reno na metade do século XVIII originava à antiga Dettenheim repetidas enchentes. Depois de muita insistência, durante longos anos, o Grão-duque Carlos de Baden autorizou a mudança para Altenbürg, perto de Bruchsal.
Em retribuição, o novo lugar ganhou o nome de Karlsdorf. Na mudança ocorrida, em 1813, as casas de enxaimel foram demolidas uma a uma, caibro por caibro, e reconstruídas no novo lugar. No ano de sua fundação, Karlsdorf contava com 500 habitantes.
Graças a sua ótima situação geográfica, se ampliou em curto espaço de tempo. Inúmeras fábricas de charutos trouxeram o desenvolvimento do comércio.
A construção da ferrovia de 1870 a 1875 e a conexão para a autopista (Autobahn A5) nos anos 30, assim como a proximidade à cidade de Bruchsal, permitiu que a vida social, econômica e cultural se desenvolvessem tão velozmente.
Hoje em dia, esta região é popular pelo cultivo do aspargo, em razão das grandes plantações desta cultura e também, com trabalhos de pesquisa em tecnologia para as grandes montadoras de automóveis da Alemanha.
A cobertura dos 200 de Kalsdorf tem o patrocínio de Unifebe, Sintricomb, Sinseb, Sinduscon, Prefeitura de Guabiruba, Belli Seguros, HHC Contabilidade e Rose CIA de Viagens