Folclore e culto ecumênico nas comemorações
As comemorações dos 200 anos de Karlsdorf prosseguiram neste sábado (15) e domingo (16) com acontecimentos que emocionaram brasileiros e a comunidade local. No dia de ontem, os grupos folclóricos Alle Tanzen Zusammen e Tutti Buona Gente se apresentaram no palco do pavilhão montado no parque de festas de Karlsdorf.
Os moradores da cidade anfitriã encenaram mini peças teatrais, contando a história da transformação do local, usando a cronologia do tempo, seus costumes e comportamentos, retratando a passagem dos antepassados e suas dificuldades por aqueles períodos.
Neste domingo começou com um culto ecumênico de adoração, às 9h30min, na Paróquia de Karlsdorf, que reuniu fiéis de Brusque, Guabiruba e Karlsdorf. O Coral Cristo Rei de Guabiruba, se apresentou na abertura e encerramento do culto com duas canções.
O prefeito de Karlsdorf, Sven Weigt, recebeu para esta celebração os prefeitos de Brusque e Guabiruba, Paulo Roberto Eccel e Matias Kohler, respectivamente, além do senador Luiz Henrique da Silveira e os presidentes das câmaras municipais de Guabiruba e Brusque, vereadores Waldemiro Dalbosco e Guilherme Marchewsky.
Ao final do culto, todos se dirigiram a pé, ao som de uma banda marcial, até a praça principal da cidade, onde foi inaugurada uma escultura transportada do Brasil, que representa a união dos dois continentes. Abaixo da escultura, uma placa faz uma homenagem à memória dos antepassados e os atuais descendentes moradores de Karlsdorf-Neuthard das famílias Fischer, Habitzreuter, Schlindwein, Imhof, Riffel, Schmitt e Erthal.
A cobertura dos 200 de Kalsdorf tem o patrocínio de Unifebe, Sintricomb, Sinseb, Sinduscon, Prefeitura de Guabiruba, Belli Seguros, HHC Contabilidade e Rose CIA de Viagens