Vacinação contra gripe é ampliada para crianças menores de cinco anos
A secretaria de estado da Saúde ampliou a faixa etária das crianças a serem vacinadas contra a gripe. Meninos e meninas com menos de cinco anos devem ser levados aos postos de saúde para serem imunizados a partir desta segunda-feira (17). A informação foi confirmada pela coordenadora da vigilânciaeEpidemiológica de Brusque, Graziela Costa.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe terminou no último dia 10 de maio. No entanto, as unidades de saúde de Santa Catarina continuam vacinando os grupos prioritários e o fará enquanto houver doses disponíveis.
Era um desejo do estado imunizar todas as crianças menores de cinco anos. Avaliando o quantitativo de vacinas ainda disponíveis, conseguimos estender o benefício para essa faixa etária tão importante, explica o secretário de estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.
A ampliação beneficiará 170 mil crianças catarinenses, que poderão ser imunizadas contra a gripe. Estas crianças, apesar de não serem consideradas como parte dos grupos prioritários para vacinação contra influenza pelo Ministério da Saúde, possui uma elevada taxa de hospitalização, justificando assim a indicação, afirma o diretor de vigilância epidemiológica, Fábio Gaudenzi.
A secretaria de estado da Saúde orienta que os pais levem seus filhos com idade de seis meses a menores de cinco anos, que ainda não foram vacinados contra a influenza, a um posto de vacinação, acompanhados da carteirinha de vacinação. Além disso, o estado recomenda que os municípios intensifiquem a busca de pessoas ainda não vacinadas pertencentes a todos os grupos prioritários, especialmente os portadores de doenças crônicas e idosos, acrescenta o gerente de Imunização Eduardo Macário.
Até esta sexta-feira (14), Santa Catarina alcançou uma cobertura de 95,5% para a vacina contra influenza em todos os grupos. Foram mais de 1,37 milhão de doses aplicadas nos grupos prioritários. Dos 295 municípios catarinenses, 288 (98,3%) ultrapassaram a meta de 80% de cobertura nos grupos, garantindo assim que a população de maior risco para terem complicações por gripe esteja imunizadas antes do inverno.
No dia 15 de maio, foi ampliada a vacina para crianças com idade de dois anos a dois anos, onze meses e 29 dias. Desde então, 26 mil crianças desta faixa etária já foram imunizadas.
Os municípios poderão utilizar estrutura da campanha de vacinação contra pólio, que ocorrerá até o dia 21 de junho, como estratégia para vacinar estas crianças.
LDO