Governo é acusado de desviar bilhões do FGTS
Centrais sindicais acusam o governo federal de desviar mais de R$ 300 bilhões do FGTS. Trata-se de uma ação judicial coletiva, ajuizada pela Força Sindical contra o governo federal e o Banco Central do Brasil, referente ao valor da TR (Taxa Referencial) a ser aplicada no FGTS de 1999 a 2013, que foi mudada arbitrariamente pelo governo, segundo a entidade.
A fraude foi denunciada pela Força Sindical, que está chamando os trabalhadores a entrarem com uma ação coletiva. Estima-se que os prejuízos do FGTS somam R$ 330 bilhões à classe laboral. As informações foram repassadas em entrevista à Rádio Cidade pelo presidente Estadual da Força Sindical, Osvaldo Mafra.
Segundo ele, o governo federal deixou de corrigir mais de 88% no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço nos últimos meses. Mafra afirma que a denúncia foi feita pela central sindical no fim de maio deste ano e que vai pedir ao presidente do Banco Central explicações sobre essa alteração feita há 14 anos e que diminuiu o rendimento determinado por lei.
O presidente da Força Sindical diz que estão participando deste manifesto mais de 300 entidades que apóiam a causa das centrais sindicais.
LDO