Liderança política de Baden recebe brasileiros
A convite do prefeito Wolfgang G.Müller, os membros da comitiva da região de Brusque e Guabiruba visitaram a cidade de Lahr, que fica a oeste de Baden-Württemberg, cerca de 40 km ao norte de Freiburg, em Breisgau, e 100 km ao sul de Karlsruhe.É a segunda maior cidade em Ortenau (distrito), depois de Offenburg, e serve como um centro econômico intermediário para outras cidades e vilas. Lahr possui 43.827 habitantes, fica situada à borda ocidental da Floresta Negra, onde o vale se funde com o Rio Reno e as planícies do leste.
Os visitantes brasileiros foram recepcionados por Müller, no Stadtpark de Christian Wilhelm Jamm. Um excepcional parque com árvores notáveis, plantas raras e bem conhecido fora da região Roseiral. Originalmente, este parque foi o jardim privado do cidadão de Lahr Christian Wilhelm Jamm, que deixou aos cidadãos desta comunidade este patrimônio ambiental no centro de Lahr, após sua morte em 1875.
O prefeito Paulo Roberto Eccel entregou um livro traduzido para o alemão, que fala sobre os 150 anos de imigração alemã em Brusque. Juntamente com Matias Kohler, prefeito de Guabiruba, solicitou a colaboração de Müller em beneficio de Brusque e Guabiruba para futuras parcerias econômicas e culturais.
O prefeito de Lahr é importante liderança política da região, com forte influência sobre a administração regional e um parceiro de Santa Catarina. Morou em Brasília quando fez parte da câmara de negócios Brasil/Alemanha, possui descendentes de sua família residindo em Belchior Alto, na cidade de Gaspar, e se comunica muito bem em português.
Também é membro das importantes associações alemãs de intercâmbio cultural e econômico a Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, em Berlin, onde évice-presidente, o qual, através da cidade de Lahr, também é membro da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG).
LDO