Serviço evita problemas com compras indevidas
Os golpes praticados no comércio costumam ser bastante comuns. Pessoas que usam documentos ou nomes de outras de forma indevida costumam causar enormes transtornos e prejuízos a quem é vitima. O que muita gente não sabe é que existe um serviço de proteção que pode evitar esse tipo de dor de cabeça, principalmente no comércio.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) disponibiliza um serviço que emite alerta aos estabelecimentos quando algum documento foi registrado no sistema como perda, furto ou situações parecidas. Com isso, o atendente verifica que há algo de errado e pode evitar a conclusão da venda ou procedimento.
Para isso, quem perder ou tiver algum documento furtado precisa comparecer na CDL e fazer o registro. A partir daí, as chances de ter seu nome usado na aquisição e dívidas de forma indevida fica menor.
O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil. “O próprio boletim tem um campo que já pede para que a pessoa venha até o SPC e faça um bloqueio. Quem encontrou, se for tentar aplicar uma fraude ou golpe, na tela do computador vai aparecer um alerta dizendo o motivo desse alerta”, explica o gestor da CDL Carlo Eduardo Vieira.
Com o serviço, a entidade já identificou situações em que pessoas evitaram prejuízos por conta de problemas por causa de questões judiciais e, até mesmo, óbitos. “Alguém achou o documento de uma pessoa que já havia morrido e tentou aplicar golpe. O sistema acusou e ela não completou a ação”, prossegue Vieira.
O serviço pode ser acessado na sede da CDL, que fica no prédio do Centro Empresarial de Brusque, localizado na Rua Pedro Werner, 180, Centro.