Nelson Rodrigues no Cescb
Amor, sexo, traição, hipocrisia e poder, além de dramas e tragédias são algumas das temáticas comuns nas obras do dramaturgo carioca Nelson Rodrigues. Todas essas nuances do cotidiano poderão ser conferidas de perto, durante a apresentação do espetáculo: A Vida Como Ela É, da Cia Teatro Sim... Por Que Não?!!!, de Florianópolis.
A peça faz parte da Temporada de Teatro do Cescb, de Brusque, e será apresentada nos dias 2 e 3 de julho, às 19h30min, no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque.
Em A Vida Como Ela É, o grupo apresenta cinco crônicas Uma Senhora Honesta, Noiva para Sempre, Noiva da Morte, Doente e O Grande Dia de Otacílio e Odete. São contos da vida real vistos através do olhar melodramático do autor.
Na montagem, o grupo traz uma série de experimentações, utilizando em cada texto uma técnica diferente, como se fossem cinco pequenos espetáculos, mas que se complementam num todo, a começar pela iluminação e pelo cenário que foi todo construído de recortes de jornais dialogando diretamente com o texto, com os atores e com as cenas.
A trilha sonora do espetáculo está totalmente inserida nas encenações, unindo o clássico, o jazz e a música popular brasileira ao contexto de cada capítulo da trama, trazendo para o palco não só a tragédia, comum nas crônicas do autor, mas também um tratamento cômico.
Outro diferencial que atrai a plateia são as técnicas utilizadas, como o uso de máscaras, ator-narrador, jogo de sombras e silhuetas, formas animadas (o ator manipulado por outro ator, como se fosse um boneco) e quadros vivos.
A direção é de um dos grandes especialistas na obra de Nelson Rodrigues, Luís Artur Nunes, gaúcho radicado no eixo Rio de Janeiro/São Paulo e que dirige pela sétima vez uma obra do dramaturgo. Nelson Rodrigues põe o dedo na ferida, nas mazelas da sociedade, com uma imensa teatralidade, criando essas tragédias realistas com uma camada de ironia, verdadeiras tragicomédias, avalia o diretor.
No elenco estão Ana Paula Possapp, Berna SantAnna, Leon De Paula, Mariana Cândido, Nazareno Pereira, Sérgio P. Cândido e Valdir Silva. Na produção geral, Júlio Maurício e Nazareno Pereira.
Fonte: Assessoria