Programa Guabiruba Legal visa coibir irregularidades em terrenos e obras
A Prefeitura de Guabiruba lançou em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (20) o programa “Guabiruba Legal”, que visa chamar a atenção do perigo das construções irregulares. Desde abril, campanhas publicitárias vinham sendo feitas pelo poder público, e a partir de agosto, a fiscalização será intensificada.
De acordo com o prefeito Matias Kohler, a necessidade de uma ação mais efetiva na ocupação das áreas urbanas, principalmente em áreas de maior perigo para as pessoas, como em encostas e nas proximidades de rios e ribeirões se verificou desde a primeira gestão, no ano de 2013.
Muitas pessoas sofreram em diversas oportunidades com enxurradas, deslizamentos, entre outros problemas, e na maioria das vezes é a prefeitura quem tem de resolver o problema. E nessa realidade, pessoas têm se aproveitado do baixo poder aquisitivo de quem quer construir sua vida em Guabiruba comprando um terreno ou uma casa.
Por isso, a campanha enfatiza uma frase que é bastante conhecida: “Antes de construir ou comprar um terreno, consulte a prefeitura”. E durante a fiscalização, que iniciará no dia 1º de agosto, além da punição, algumas situações serão apontadas pela prefeitura para que em cada caso de irregularidade, a pessoa possa resolver o problema da maneira mais rápida o possível.
O grande objetivo da campanha é fazer com que Guabiruba cresça de maneira ordenada e segura. Uma cartilha também será distribuída para os moradores com orientações para que a compra de um terreno e a construção da casa própria aconteça da melhor maneira possível.