Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais
Você sabia que as hepatites B e C são doenças silenciosas que podem evoluir para um câncer de fígado? De acordo com dados da vigilância epidemiológica de Brusque, mais de 800 pessoas já foram notificadas na cidade desde 1997 e mais da metade abandou o tratamento. Para chamar a atenção da comunidade sobre esses fatos, orientar e informar a população sobre a doença, a Prefeitura de Brusque promove uma série de ações que marcam a passagem do Dia Mundial de Lutra contra as HV.
O cronograma tem início no próximo dia 22, quando profissionais de diferentes unidades básicas de saúde irão repassar orientações à comunidade, promovendo testagem rápida, vacinação e treinamentos com manicures e tatuadores da cidade. A iniciativa irá complementar as atividades que já são desenvolvidas pelo programa da secretaria de Saúde hepatites B e C, implantado no serviço de assistência especializada.
A diretora de vigilância em saúde, Mirela Corrêa, revela que Brusque é referência no tratamento da hepatite C e explica que a equipe do programa conta com atendimento multidisciplinar para o tratamento dos usuários, com médica especialista, enfermeira, psicóloga, assistente social, farmacêutica e técnicas de enfermagem. Precisamos de apoio e parcerias para aumentarmos nossos diagnósticos e cobertura vacinal contra as hepatites, resgatar os pacientes em abandono e principalmente para orientar e informar nossa população, destaca.
O Dia Mundial de Luta contra as HV é lembrado em 28 de julho, mas não é preciso esperar pela data para fazer o teste rápido. O serviço é oferecido diariamente no centro de serviços em saúde e não é necessário agendar horário para comparecer no local. O teste é gratuito e pode ser feito das 8h às 11h, basta que a pessoa esteja em jejum por pelo menos três horas.