Dia Mundial de Combate às Drogas
A ONU designou o dia 26 de junho como o Dia Mundial de Combate às Drogas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. As informações sobre os malefícios que causa a droga são amplamente divulgadas nos meios de comunicação (televisão, revistas, internet, etc.) e acessíveis para todos, independentemente do nível econômico da pessoa.
Em contrapartida, vemos muitas propagandas a favor do vício direta e indiretamente nas mídias como: “51 uma boa ideia”. “Deu duro? Tome um Dreher”. “Desce macio e reanima”. “A cerveja que desce redondo”, etc. Muitas vezes, os próprios pais incentivam seus filhos ao consumo de drogas, com exemplos pessoais ou mesmo por brincadeira.
Dentre os tipos de drogas existentes, as psicoativas, ou psicotrópicas, são substâncias que alteram as sensações, o humor, a consciência ou outras funções psicológicas e comportamentais. Ou seja, são aquelas que atuam sobre o cérebro, alterando nossa maneira de sentir, de pensar e, muitas vezes, de agir. Uma parte das drogas psicoativas é capaz de causar dependência. Essas substâncias receberam a denominação de drogas de abuso, devido ao uso descontrolado observado com frequência entre os seus usuários.
Há três classes de drogas: depressoras, estimulantes e perturbadoras (alucinógenas) do sistema nervoso central. Segundo dados do escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc), milhões de pessoas entre 15 e 64 anos usam drogas ilícitas. A melhor parceira da prevenção contra as drogas é a informação. É preciso saber sobre as drogas, especialmente sobre seus riscos à saúde e à própria vida dos indivíduos como as influências negativas na vida familiar, amizade, amorosa, e profissional.