Brusque no congresso internacional de matemática
A presença de educadores de diferentes partes do mundo não intimidou os estudantes Fernanda Vermöehlen e Erik Wanka, da Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz, que na manhã desta quarta-feira (17) apresentaram o trabalho A reciclagem e a matemática no congresso internacional International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Aplications, realizado em Blumenau. Os alunos representaram a rede municipal de educação de Brusque e puderam expor aos visitantes os resultados da atividade desenvolvida em sala de aula.
O projeto foi orientado pelas professoras Tatiane Wanka Coelho e Daiana Dallagnoli Civinski, e tinha como objetivo reutilizar materiais recicláveis, confeccionando jogos matemáticos, estabelecendo regras e utilizando os jogos facilitadores e mediadores para a aprendizagem da matemática. Nós aprendemos muitas coisas importantes sobre a natureza e sobre a matemática. O que eu mais gostei foi de aprender com os jogos sudoku e tangram, conta a aluna Fernanda, que frequenta o 3º ano.
A professora Tatiane explica que a elaboração do trabalho envolveu toda a turma e aprimorou o raciocínio lógico dos alunos, despertou o interesse pela matemática, mostrando que é possível aprender brincando e com consciência ambiental. A participação deles em eventos como esse é muito importante, pois motiva e estimula a busca pelo conhecimento, acrescenta.
Inglês, japonês e espanhol eram alguns dos idiomas que podiam ser ouvidos no local. Para explicar o conteúdo aos visitantes a equipe contou com o apoio da educadora Rosana Paza, da secretaria de Educação. Passaram pelo estande da escola representantes de diferentes países, entre eles Estados Unidos, Austrália, Uruguai e Japão.