Professor de escola brusquense concorre ao prêmio Educador Nota 10
Um professor brusquense está entre os 50 indicados ao prêmio Educador Nota 10, considerado o maior e mais importante prêmio da educação nacional. Atuando na EEF Professora Augusta Knorring, no bairro Cerâmica Reis, Thiago Alessandro Spiess concorre com seu projeto “Abrindo as portas para o mundo”.
O projeto de Thiago visa valorizar o domínio do segundo idioma e levar os alunos do 7º ano do ensino fundamental para conhecer a realidade além de seu município de diferentes maneiras. Em uma delas, o professor colocou os alunos em contato através de vídeo com a rotina de uma professora nos Estados Unidos.
Além disso, ele orientou uma troca de cartas entre alunos das escolas da região para trocar informações como gostos e hobbies, por exemplo. E para auxiliar na melhora do aprendizado, Thiago identificou alunos com um nível de conhecimento maior no inglês para ajudar os amigos de classe, através de grupos.
Então, o professor se encorajou a realizar a inscrição para o prêmio Educador Nota 10, deixando o projeto dentro da formatação exigida pela organização do prêmio. No dia 3 de julho, uma ligação de uma selecionadora do projeto aumentou as esperanças de estar entre os finalistas.
Dois dias depois, uma entrevista por telefone de mais de uma hora rendeu elogios e também um pedido para que ele enviasse materiais do projeto para análise. No dia 20 de julho, outros questionamentos foram feitos pela organização, e finalmente no dia 29 de julho, o nome de Thiago foi confirmado entre os finalistas.
A diretora da escola, Alessandra da Silva, comentou a indicação do professor ao prêmio: “Sobre o Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita foram mais de 5 mil projetos inscritos e ter um professor da nossa escola entre os 50 finalistas, é motivo de muito orgulho! ”.
O professor também comentou a indicação ao prêmio: "Estar entre os 50 finalistas e representar sua comunidade escolar no Prêmio Educador Nota 10 é de extrema importância, pois confirma mais uma vez que o trabalho realizado é sério, de qualidade e reconhecido por profissionais de um alto nível de formação acadêmica e experiência na área educacional”.
A próxima etapa, já com a listagem dos 10 melhores projetos para continuar na premiação, que será divulgada nesta semana, será em outubro na cidade de São Paulo (SP). Thiago também recebeu a comenda Professora Augusta Von Knorring, homenagem feita pela Câmara de Vereadores, em 2015 pelo projeto “Grupo de Monitoria como Agentes da Construção do Conhecimento”, na categoria anos finais.