Começa a Feira Nacional de Matemática
O município de Brusque está sediando, desde esta quarta-feira (17), a II Feira Nacional de Matemática. O evento teve a abertura realizada no início da noite, no Colégio Cultura, no Jardim Malcuhe, e contou com a presença de autoridades, professores e alunos dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Acre, Amapá e Rio de Janeiro.
O objetivo da feira é promover o intercâmbio de experiências e inovar metodologias que possibilitem transformar a matemática em ciência construída pelos alunos e, principalmente, estabelecer a união científico-cultural entre estudantes. Além disso, também tem como foco propiciar a integração entre as unidades escolares, os municípios, bem como entre os estados do Brasil.
A II Feira Nacional de Matemática é um evento promovido pela secretaria de estado de desenvolvimento regional (SDR), através da gerência de Educação, Prefeitura de Brusque, por meio da secretaria municipal de Educação, Universidade Regional de Blumenau (Furb), através do laboratório de matemática, Instituto Federal Catarinense(IFC) e Colégio Cultura.
A matemática é uma das áreas de conhecimento que os alunos, em todos os graus, apresentam dificuldade um pouco maior. Acredito que essa dificuldade é porque os alunos não conseguem traduzir aquele conceito, aquele ensinamento, não conseguem traduzir aquela teoria em prática. E por não conseguirem transformar a teoria em prática, abandonam ela e, muitas vezes, têm dificuldade na prática, disse o prefeito Paulo Eccel na abertura do evento.
Para ele, eventos dessa natureza fazem com que os profissionais da educação, os estudantes das mais variadas escolas tenham um contato diferenciado com a matemática e passem a olhar a disciplina de outra forma, sabendo a importância dela no dia a dia.
O gerente de Educação da SDR, Moacir Merízio, disse que a feira tem por objetivo desenvolver entre os participantes a amizade e o intercâmbio, fazendo com que o raciocínio aconteça. A educação usa essa ferramenta muito bem, comentou, afirmando, ainda, que para os municípios chegarem a essa fase, precisaram passar por rigorosa seletiva. Inicialmente regional, depois a estadual, culminando com a nacional. Merízio disse, ainda, que a III Feira Nacional já está definida e será em Salvador, na Bahia, no ano de 2015.