Guabiruba terá audiência pública para discutir vereadores no executivo
Na sessão desta terça-feira (8) da Câmara de Vereadores de Guabiruba, um requerimento de autoria do vereador Felipe Eilert dos Santos para que uma audiência pública seja realizada foi aprovado. O tema da audiência é a ocupação de cargos no poder executivo por candidatos a vereador eleitos.
A proposta gerou certo debate no plenário da Câmara, e acabou aprovada com cinco votos favoráveis, um contrário e duas abstenções. Com isso, o projeto que visa mudar a Lei Orgânica Municipal nesse quesito, além das emendas sugeridas por outros vereadores será levado a discussão com a comunidade.
O autor do requerimento, durante a discussão em plenário, afirmou que apesar de ser uma situação que pode ser revertida no STF, pois a lei federal não veda esse tipo de prática, a aprovação de leis desse tipo nos municípios pode fazer o entendimento mudar aos poucos.
Na tribuna, o vereador Haliton Kormann cobrou atitudes da Prefeitura de Guabiruba para com a rua Francisco Debatin. Segundo ele, os tubos para a colocação na rua já estão no local há pelo menos cinco anos, e nenhuma cobrança tem surtido efeito. Ele afirmou que chegou a ser cobrado pela população o fato de seus pedidos não serem atendidos nesse caso.
Já o presidente do legislativo, vereador Cristiano Kormann, falou sobre a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, que aconteceu nesta semana em Guabiruba. Boas notícias foram repassadas sobre a EEB João Boos, já que a empresa Pain Empreendimentos, de Pinhalzinho, já fez vistorias na escola para montar em no máximo 90 dias o projeto arquitetônico.
Após o projeto desenvolvido, a expectativa é de que a licitação seja lançada até o final do ano para que as obras de reforma aconteçam o quanto antes. A próxima reunião da Câmara de Vereadores de Guabiruba será na próxima terça-feira (15), no horário regimental de 19h.