Brusque é uma das cidades a testar segurança das urnas
Brusque foi uma das cidades sorteadas para ser submetida aos testes de autenticidade e de integridade da urna eletrônica. A informação foi confirmada durante entrevista no estádio Augusto Bauer com o juiz Edemar Leopoldo Schlösser ao repórter Claudio Santos, da Rádio Cidade.
O magistrado confirmou que o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), sorteou na manhã deste sábado (1) quais urnas seriam submetidas aos testes. Eles serão realizados em algumas cidades do estado.
Edemar explicou que a auditoria serve para comprovar a segurança e o perfeito funcionamento da urna eletrônica, comparando o resultado da votação em cédulas de papel e os obtidos no Boletim de Urna ao final da simulação.
Além disso, é fiscalizado como a urna chegou ao local, o estado dela e se o lacre não está violado.
Pela determinação do TSE(Tribunal Superior Eleitoral), o teste envolverá 56 urnas de 19 unidades da federação. A avaliação da integridade, feita convencionalmente por servidores voluntários do Judiciário, é realizada desde as eleições de 2002, enquanto o teste de autenticidade acontece às 7h do domingo.