Jorge Seif será o novo senador de Santa Catarina
Com 39,72% dos votos válidos até o fechamento desta reportagem, já é possível cravar que o ex-secretário de Estado da Pesca, Jorge Seif (PL), é o escolhido pelos eleitores para ser o novo senador de Santa Catarina. às 19h53, eram 60,33% os votos apurados no estado.
Morador de Itajaí e empresário do ramo da aquicultura, Seif ganhou notoriedade ao ser o homem de confiança do presidente Jair Bolsonaro. Tanto que recebeu do chefe do Executivo federal o apelido carinhoso de “filho zero meia”.
Presente em grande parte das lives semanais do presidente, Seif se destacou ao combater uma das maiores fraudes previdenciárias do mundo. Trata-se do seguro defeso, espécie de seguro-desemprego dos pescadores artesanais, que era indevidamente concedido a milhares de pessoas que não se encaixavam no benefício.
Brusquense como suplente
Caso ocorra a vitória de Bolsonaro nas eleições presidenciais, existe a grande expectativa de que o primeiro suplente de Jorge Seif, o empresário brusquense Hermes Klann, assuma a sua cadeira. Isto se dá por conta da vontade explícita de Jair Bolsonaro para que Seif retorne ao Executivo. Nos bastidores, inclusive, se cogita a possibilidade de que a secretaria de Pesca seja convertida em Ministério.
A campanha
A princípio, a candidatura de Seif foi vista com desconfiança, até mesmo por correligionários. Apesar disso, Bolsonaro se manteve impassível sobre o apoio ao empresário, mesmo com nomes mais experientes pleiteando o seu endosso. É, por exemplo, o caso de Kennedy Nunes (PTB), que se viu abandonado pelo presidente da república.
Com ampla divulgação nas redes sociais e o apoio maciço de Luciano Hang, dono da Havan, Seif obteve um crescimento exponencial nas pesquisas, enquanto até o primeiro colocado, Raimundo Colombo (PSD), caía vertiginosamente. Os levantamentos finais, todavia, apontavam que o liberal ficaria atrás de Raimundo Colombo, o que não acabou se confirmando na reta final de campanha.