Tentou ligar o carro, não pegou! confira as dicas

Nestes dias de frio intenso em Santa Catarina, muitos motoristas se deparam com um problema até muito comum para época do ano. Ao girar a chave na ignição para dar partida no veículo, o motor não responde, ou então se ligar, só após a insistência do motorista. Em uma primeira análise, o motorista pensa: é a bateria. Mas, de acordo com profissionais, os problemas podem ser vários e não apenas o fato da bateria estar fraca, ou com seu tempo de validade vencida.

A reportagem da Rádio Cidade ouviu Jackson da Silva, mecânico profissional da Super Mecânica Multimarcas de Brusque, para repassar algumas dicas aos motoristas em relação aos cuidados que devem ter com os veículos neste período de frio intenso.

Bateria: as baterias com maior tempo de uso podem ter problemas durante os meses de inverno com o frio excessivo. Quando há tempo extremamente frio a expectativa de vida da bateria pode ser encurtada. Certifique-se que você sempre tem cabos de ligação para bateria nos casos de pane elétrica. Pois com os cabos você consegue obter a carga de outro carro, ligando-se as duas baterias em paralelo.

Diferentemente de alguns anos atrás em que as baterias duravam até cinco anos, agora a média de validade é de um a três anos, no máximo. Troque a gasolina do tanque de partida a frio a cada 90 dias ou após um longo tempo de temperaturas altas. Veja se as velas não precisam ser trocadas. Velas desgastadas prejudicam o desempenho.

Não se esqueça de verificar se não há nenhum vazamento! De preferência, a gasolina deve ser aditivada. Se o carro não pegar de primeira, não insista. Forçar pode fazer com que as velas fiquem encharcadas. Caso o carro não pegue, espera 30 minutos até o combustível evaporar. Caso ainda não funcione, procure um mecânico de confiança. Caso seu carro esteja com etanol e você mude para gasolina, ande de 8 a 15km antes de estacioná-lo. Isso faz com que o motor perceba o combustível e reprograme a estratégia de funcionamento do motor.

Motor de arranque, de acordo com Jackson da Silva, esse componente é fundamental na hora de dar a partida e passa ser mais exigido no inverno. Por isso, não basta estar com a bateria em dia, já que sem o motor de arranque funcionando perfeitamente o carro não vai pegar nos dias mais frios. Itens como o bendix e as escovas desse componente são os que costumam apresentar mais defeitos na maioria das vezes.

Afogador, em temperaturas mais baixas, o afogador do carburador é mais requisitado na hora da partida. Se não estiver funcionando o carro não funciona, ou seja, é bom verificar o carburador também. O ar-condicionado também tem sua importância, deixá-lo funcionamento ao menos uma vez por semana por pelo menos dez minutos no inverno. Esse tempo de funcionamento fará o gás circular pela tubulação e lubrificar as borrachas, mantendo a qualidade do ar-condicionado.

O mecânico Jackson da Silva encerra as dicas reforçando aos motoristas que possuem veículos carburados, que ao tentar ligá-lo a orientação é manter o afogador puxado até ele chegar a temperatura ideal e acionar o motor, especialmente carros a álcool. Afora isso, existem muitas outras medidas que ajudam a manter a saúde do seu carro e que não estão diretamente relacionadas ao inverno e ao frio. É bom revisar o carro pelo menos duas vezes por ano e levar a uma oficina sempre que houver alguma dúvida.

LDO

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