Brusque registra saldo positivo de empregos
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgou nesta terça-feira (24) a evolução do emprego por setor em Brusque. Segundo o relatório, o saldo de junho é positivo em 132 novas vagas formais. No ano já são 2.110 registros de pessoas que passaram a ter um emprego com carteira assinada.
Curiosamente, os dados do Caged apontam que o setor que mais empregou (saldo) no mês passado foi o setor público, que teve 93 admissões com 32 desligamentos. Ou seja, um saldo positivo de 61 vagas. Em seguida vem a construção civil, que admitiu 132 pessoas e desligou 105, seguida pelo setor de serviços, com 507 contratações e 490 demissões, ambas com saldo de 27 vagas formais geradas no mês de junho.
O setor extrativista (4), comércio (5), indústria de transformação (7) e os serviços industriais de utilidade pública (3) completam o quadro positivo de geração. Apenas o setor agropecuário, com menos duas vagas, contribuiu negativamente para o relatório de junho.
No saldo do ano, o setor da indústria de transformação é o que mais emprega em Brusque, segundo o Caged, com saldo positivo de 1.046 vagas. Em seguida vem o de administração pública com 746 vagas com carteira assinada e em terceiro lugar o setor de serviços com 373 vagas abertas.
Em 2013 o comércio é o que apresenta o maior saldo negativo, uma vez que teve 3.490 contratações contra 3.595 demissões, o que corresponde a menos 105 vagas no período de seis meses.