Vereadores condenam ataques xenófobos contra nordestinos
As manifestações de teor xenófobo que têm circulado pelas redes sociais desde o último domingo (2), por conta do resultado da eleição presidencial, repercutiram na sessão desta terça-feira (4) da Câmara Municipal de Brusque. Os parlamentares condenaram a postura de pessoas que utilizaram do preconceito para criticar o voto no ex-presidente Lula por parte do eleitor nordestino.
O assunto foi levado para a tribuna pelo vereador Cassiano Tavares, do Podemos. "Algo que estamos vendo desde de domingo à noite e que se acentuou ontem. Ataques de ódio contra o Nordeste. Porque algumas pessoas se vêem no direito de xingar outras por que votaram diferente", disse ele.
O parlamentar apresentou uma sequência de postagens feitas por uma jovem no Instagram em que condena as atitudes preconceituosas e recrimina os ataques de ódio contra o povo nordestino.
"Por que estou trazendo isso aqui para a tribuna? Porque ouvi muita gente, inclusive, na minha rede social fazendo o mesmo", pontuou.
A manifestação feita pelo vereador diz respeito a diversas publicações nas redes sociais logo após o resultado do 1º turno. Entre elas constam algumas em que pessoas dizem não comprar mais itens como redes e objetos comercializados por pessoas do Nordeste, bem como cancelar viagens de férias para aquela região do país.
Outros vereadores também se manifestaram com condenações à postura. Marelina Oliveira (PT), Jean Pirola (PP) e André Rezini ( Republicanos) foram alguns deles. O parlamentar do Progressistas foi enfático ao dizer que é inadmissível tais comentários xenófobos contra o povo do Nordeste.