Complexo Manguinhos recebe o Papa
O papa Francisco visitou, às 11h desta quinta-feira (25), a comunidade de Varginha, criada em 1941 e situada no complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A população de Manguinhos é de, aproximadamente, 45 mil habitantes e o complexo é composto por 13 comunidades, sendo a Parque Oswaldo Cruz (Amorim) a mais antiga, fundada por imigrantes portugueses em 1901.
A área sofreu com a saída de indústrias da região, na década de 80, e, hoje, vivem em Varginha pouco mais de 1.150 pessoas (números não oficiais falam em 2.500 habitantes). A área tem uma história de violência, criminalidade e tráfico de drogas. Antes de ser pacificada pelo governo, em 2012, era conhecida como faixa de Gaza, pelas guerras entre grupos de traficantes rivais. Ao visitar a comunidade, Papa Francisco repete o ato de João Paulo II que, em 1980, visitou a comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio.
O papa chegou acompanhado pelo padre Marcio Queiroz, pároco da comunidade, do vigário Paroquial e a Superiora das Missionárias da Caridade. Não é a primeira vez que um representante da igreja visita a comunidade. Em 1972, Madre Teresa de Calcutá visitou o local e, desde então, a área conta com o trabalho das Missionárias da Caridade, que atuam na evangelização das crianças e apoio às famílias.
O papa visitou a pequena igreja de São Jerônimo Emiliani, religioso italiano, considerado "patrono universal dos órfãos e jovens abandonados (Pio XI, 1928). A capela foi inaugurada em 19 de julho de 1971, na presença do Arcebispo da cidade. No final dos anos 80, passou por uma reforma. No pátio externo, Francisco se encontrará com doentes, pessoas com deficiência, idosos e crianças. Depois de um momento de oração, haverá a benção do novo altar. O papa também oferecerá um cálice de presente para a paróquia.
De lá, foi ao campo de futebol onde o campeão do mundo Jairzinho treina jovens e crianças. A laje de onde o Papa saudou a população é usada pelas crianças da comunidade para soltar pipa. No caminho até o campo, o Papa visitou a casa de uma família. As crianças também aproveitam a ocasião para dar presentes ao Santo Padre.
A visita é um encontro do papa Francisco com os menos favorecidos. A Jornada Mundial da Juventude quer abrir espaço para que eles participem do momento de festa e oração. Além de levar alegria e esperança a um enorme número de jovens que moram em áreas mais pobres da cidade e que não poderiam ficar excluídos de um evento que quer envolver os jovens na criação de um novo mundo.
A comunidade de Varginha foi uma escolha conjunta do Ggverno e da Santa Sé, entre uma lista de comunidades atendidas pelo serviço diocesano. A escolha por uma comunidade menos conhecida da cidade é justamente para ressaltar a importância de olhar para quem está à margem, porém todas as comunidades serão representadas por ela.