Quem já declarou voto ou apoio a Lula e Bolsonaro
Passados três dias do primeiro turno e com definição de que haverá segundo turno nas eleições 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) saíram a campo em busca de apoios. Dos candidatos que perderam a disputa o último domingo e estão fora do pleito, somente dois anunciaram publicamente em quem vão votar, ambos no candidato do PT.
O primeiro foi Ciro Gomes (PDT). Em um vídeo divulgado na terça-feira (4), ele afirmou que seu partido havia tomado o rumo ao qual seguiria no pleito do dia 30 próximo. Apesar de não citar Lula, ele confirma o apoio da legenda ao candidato do PT.
Já a emedebistsa Simone Tebet ficou em terceiro lugar no resultado final de domingo. Na ocasião, ela cobrou uma posição rápida do partido sobre o assunto. Apesar de o MDB liberar seus correligionários para decidirem a quem vão apoiar, Tebet confirmou, após reunião com Geraldo Alckmin, vice de lua, o voto no petista no segundo turno.
Além de Tebet e Ciro, outros nomes que não disputaram o cargo também confirmaram apoio aos dois presidenciáveis. O ex-juiz Sergio Moro, eleito senador pelo estado do Paraná, confirmou voto em Bolsonaro, assim como os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, de São Paulo, Marcio Garcia, e do Rio de Janeiro, Claudio Castro.
Dentro do PSDB, nomes históricos como Fernando Henrique Cardoso e Tasso Jereissati também se alinharam ao petista e declararam voto.
A eleição em segundo turno ocorre no próximo dia 30 de outubro, das 8h às 17h, horário de Brasilia.