Comissão segue trabalhando para regularizar venda ambulante de alimentos
A Comissão de Constituição, Legislação e Redação da Câmara de Brusque voltou a se reunir na tarde desta quarta-feira (23) para discutir o projeto de lei complementar 03/2017, que trata da comercialização de alimentos em locais públicos. E nesse novo encontro, alguns pontos importantes da lei foram discutidos.
O presidente da comissão, vereador Marcos Deichmann, algumas modificações foram feitas, bem como outros pontos devem ser abordados em novos encontros. Para ele, o projeto está caminhando de maneira em que a melhor saída para todos está sendo tomada.
Mas os membros da comissão também querem promover um encontro com os ambulantes. A ideia serve para esclarecer os pontos da lei que será colocada para votação em breve. A intenção não é prejudicar os vendedores, mas sim instituir uma regra para esse tipo de comércio, o que não havia, para que todos possam ter seu espaço de trabalho.
A coordenadora das vigilâncias em saúde de Brusque, Lucie Hilbert, argumentou que um dos pontos importantes da lei é a questão da higiene. Por isso, dois tipos de comércio foram instituídos na redação, com a estrutura completa para higiene, o que permite a manipulação, e o ponto de água para o vendedor fazer a higienização antes de preparar o próximo lanche.
Ela também salientou que muito da fiscalização do local onde está consumindo o lanche tem de partir dos clientes em observar essas práticas. A ideia é de que, cumprindo as normas sanitárias, se faça cumprir também uma distância mínima para as lanchonetes e restaurantes que obedecem a diversos critérios.