Prótese flexível para uma melhor estética
Nesta semana, o o Jornal da Cidade retomou o quadro Saúde Bucal, com a participação do dentista Djalma Habitzreuter Junior. Nesta reestreia, ele abordou o tema próteses flexíveis, que surgiram para dar uma nova dinâmica na estética dos pacientes.
Segundo ele, os chamados termoplásticos são produzidos desde 1962 pela empresa Flexite, nos Estados Unidos, que atende o mercado americano e exporta para todos os continentes. São cinco tipos de termopláticos, com características exclusivas, desenvolvidos para a confecção de próteses removíveis parciais e totais.
As próteses são confeccionadas em uma máquina injetora, fabricada especialmente para este objetivo. Indicadas para reabilitação oral, unilateral e bilateral, idosos, especiais, provisórias para reabilitação com implantes, mantenedores de espaço, epíteses e placas miorelaxantes. Flexite é um material usado como base para próteses, elaborado para corrigir algumas falhas existentes no acrílico convencional. É biocompativel e não quebra.
De acordo com , Habitzreuter, através da flexite consegue-se reabilitações estéticas, eliminando os grampos de metal. O resultado final é mais estético, com uma translucidez natural que se mescla com o tecido gengival.
Flexite, segundo ele, por ser uma resina distribui as forças mastigatórias sobre as áreas edêntulas, eliminando pressões desnecessárias nos dentes naturais remanescentes. Promove uma estimulação gengival, ajudando a diminuir a reabsorção óssea. Cada caso precisa ser analisado de forma diferenciado, pois nem todo paciente poderá se utilizar das próteses flexíveis, é preciso buscar primeiro uma orientação profissional.
Os interessados e que desejem obter mais informações sobre o material Flexite podem entrar em contato com o Djalma Habitzreuter Junior, que atende na Clínica Dental Class de Brusque.