Lançado o livro Brusque 150 Jahre: Das Weben einer Mutgeschichte
No clima das comemorações dos 153 anos de fundação de Brusque, foi realizado na noite desta terça-feira (6), no hall da Assembléia Legislativa, em Florianópolis, o lançamento do livro Brusque 150 anos: Tecendo Uma História de Coragem na versão traduzida para o idioma alemão.
O evento também fez parte das comemorações do ano da Alemanha no Brasil, ocasião no qual foram programados acontecimentos para comemorar a extensa parceria econômica e cultural entre os dois países. O livro intitulado Brusque 150 Jahre: Das Weben einer Mutgeschichte, foi traduzido por Úrsula P. E. Rombach, a convite do prefeito Paulo Eccel.
Segundo o prefeito, a tradução foi alcançada em um prazo curto, somos eternamente gratos a dona Úrsula pela sua profunda demonstração de amor a cultura, a nossa cidade e a Alemanha, destacou Eccel. A diagramação do livro foi coordenada pelo diretor de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Brusque, Marlus Niebuhr e teve início em 2010, nas comemorações dos 150 anos.
Para Niebuhr , a tradutora teve uma vitalidade que foi fundamental para o êxito do projeto. A tradução foi realizada em pouco menos de três meses, um verdadeiro desafio como definiu Úrsula P. E. Rombach, 80 anos de idade, filha de pais alemães que chegaram a Brusque nos anos 30, a convite do Cônsul Carlos Renaux. Aquilo foi minha opção total naqueles meses, enfatizou.
O trabalho teve a pesquisa de Marlus Niebuhr, Robsos Gallassini, Graziela Maffezzolli, Carlos Eduardo Michel e Regiane Pedrini Fischer. Como convidados e colaboradores João Carlos Mosimann, José Bento Rosa da Silva, Karina Santos Vieira Schlickmann, Meire Anne Hoeppers Ruiz, Luciana Paza Tomazoni, Rafael Zen, Alisson Sousa Castro e Rosana Paza.
O evento foi prestigiado pelo presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli , vice prefeito Evandro de Farias, o Farinha, do desembargador Carlos Prudêncio e outras autoridades do estado e do município de Brusque.
LDO