Vereador pede homenagem a brusquense que foi deputado por três mandatos
O vereador Ivan Roberto Martins (Republicanos) levantou a falta de homenagens em Brusque sobre um personagem de destaque na política estadual no século passado. Trata-se do brusquense Braz Joaquim Alves, nascido na cidade em 1914, e que foi deputado estadual por três vezes, chegando a presidir a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Ele cobrou que seja feita homenagem com a nomeação de alguma via ou obra na cidade que leve a identificação de Braz Joaquim Alves. “Nossas administrações tem feito a nomeação de logradouros públicos com pessoas de outras regiões, até estados, e um cidadão como foi Braz Joaquim Alves nunca recebeu uma homenagem por parte do município”, disse ele.
Braz Joaquim Alves nasceu em Brusque no dia 3 de fevereiro de 1914, filho de Amaro Joaquim Alves e Joana Alves. Estudou no Colégio Feliciano Pires (de Brusque) e, mais tarde, em Florianópolis.
Formou-se em contabilidade em 1961. Antes, lecionou em escolas de Brusque no ano de 1945. Na política, foi um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no estado.
A primeira eleição para deputado ocorreu em 1945, sendo reeleito em 1951, 1955 e 1959.