Temporada de teatro está aberta no Cescb

Brusque passou a respirar mais uma temporada de teatro no Centro Empresarial, Social e Cultural (Cescb). Na noite desta sexta-feira (7) aconteceu a apresentação da peça Pois é, Vizinha, encenada por um grupo de artistas do Rio Grande do Sul. Foi a largada para a 2ª BQ (EM) Cena, que fará 30 apresentações teatrais até agosto de 2016.
Neste sábado, a partir das 19h30min, acontece a segunda apresentação da peça. O ingresso é de R$ 5. Crianças e idosos pagam a metade e a classificação indicativa é de 12 anos. “Nossa grande intenção é a formação de plateia e que todos participem, todos venham ao teatro. Por isso facilitamos ao máximo a acessibilidade de todo público”, enfatiza Sergio Valle, produtor e coordenador dos espetáculos.
Pois é, Vizinha…, uma adaptação de Deborah Finocchiaro do texto “Una Donna Sola”, de Franca Rame e Dario Fo (Prêmio Nobel de literatura 1997), conta a estória de Maria, uma dona-de-casa trancafiada em casa pelo marido “gauchão” que é obrigada a suportar o cunhado semi-paralítico e tarado, o “voyeur” do prédio vizinho, o tarado do telefone e o apaixonado rapaz que é professor de inglês. Um dia se depara com uma vizinha do prédio em frente e desabafa.
Em mais de 600 apresentações, assistido por mais de 200 mil pessoas nos 22 anos de estrada, Pois é, Vizinha… vem conquistando plateias de todas as idades de Norte a Sul do Brasil e, também, na Argentina, além de participar de reconhecidos festivais e projetos, entre eles o Lâmpada Mágica AES Sul, Palco Giratório Sesc e todas as edições da Mostra Porto Verão Alegre. É o primeiro espetáculo gaúcho a virar curta-metragem na primeira edição do “Histórias Curtas” da RBS TV, em 2001.