Invenção de brasileiro é espalhada pelo mundo
Um mecânico brasileiro com uma ideia brilhante está tendo seu nome lançado pelo mundo anos depois de uma invenção. Comparado a Thomas Edison, inventor da lâmpada, o mineiro Alfredo Moser inventou uma maneira sustentável e barata de iluminar a casa sem precisar da energia elétrica. Trata-se de uma garrafa pet cheia de água e uma pequena quantidade de sódio.
A ideia surgiu em 2002, numa época de apagão, e nos último dois anos está se espalhando mundo a fora. Já são 15 países utilizando a luz engarrafada, que já alcançou 1 milhão de residências. O efeito se dá através da refração da luz do sol na garrafa. Segundo a Brasil Escola, refração é o fenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente, porém diferente do primeiro. Nessa mudança de meio, podem ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação.
Para instalar a lâmpada que varia entre 40 e 60 watts, Moser faz um buraco no telhado. Segundo ele você deve prender as garrafas com cola de resina para evitar vazamentos. Para melhor rendimento, é aconselhável usar fita preta para cobrir a tampa. Quando criou a luz engarrafada, Moser não imaginou as proporções que alcançaria. "Eu nunca imaginei isso, não. Me dá um calafrio no estômago só de pensar nisso, ressalta.
Fonte: BBC