Bibliotecas recebem livros de poesia Haicai
O haicai é uma forma poética de origem japonesa que valoriza a concisão e, a partir deste mês, os estudantes da rede municipal de educação de Brusque poderão conhecer de perto a técnica por meio do livro Acontece por Acaso, do brusquense Pedro Luis Schlindwein. Nesta semana, o autor doou exemplares da obra para as bibliotecas municipais, enriquecendo ainda mais o acervo das escolas.
O material foi recebido em mãos pela secretária de Educação, Gleusa Fischer, na quarta-feira (21), e deverá ser encaminhado aos educandários nos próximos dias. Gleusa agradeceu a visita do autor e a doação dos livros, que deverão contribuir para ampliar o conhecimento dos alunos sobre os diversos estilos literários.
O estilo surgiu no Japão no século 16 e, no século 20, disseminou-se por todo o mundo. Em japonês, o haicai é tradicionalmente impresso em uma única linha vertical, enquanto em língua portuguesa geralmente aparecem em três linhas. Muitas vezes, há uma pintura a acompanhar o haicai. Haijin é o nome que se dá aos escritores desse tipo de poema e o principal haijin, dentre os muitos que destacaram-se nessa arte, foi Matsuô Bashô.
Da assessoria de imprensa da Prefeitura