Primeiro Abraço reforça atenção a gestantes e recém-nascidos, em Brusque
Um projeto lançado nesta sexta-feira (7) pretende reforçar os cuidados com a saúde de gestantes, mães e recém nascidos de Brusque. O Primeiro Abraço pretende reduzir casos de mortalidade ou doenças nos primeiros meses de vida, integrar medidas voltadas para este público e simplificar o acesso a serviços destinados aos primeiros meses de vida dos bebês.
O foco da iniciativa está na assistência para mães e recém nascidos. Ela foi lançada no auditório do Hospital Azambuja. A solenidade contou com a presença do prefeito, Ari Vequi, do seu vice, pastor Gilmar Doermer, do secretário de Saúde, doutor Osvaldo Quirino de Souza, do diretor do hospital, padre Nélio Schwanke e membros de ambas as instituições.
Em uma bolsa, as mães recebem materiais gráficos om orientações sobre os serviços disponíveis na rede pública e um kit com itens como gaze e álcool 70%. Durante o programa, elas ainda têm acesso podem fazer agendamentos de testes como o da Linguinha, as primeiras vacinações do recém-nascido e avaliação da saúde bucal.
Para o secretário de Saúde, o projeto cumpre um papel não só de cuidado com , mas social. “É um projeto extremamente importante e gratificante para nós. É um grande projeto de inclusão desde, que incorpora a criança à sociedade e já oferece a segurança que o Estado pode dar a ela no sentido prover todas as necessidades básicas que ela precisa para começar o seu desenvolvimento”
Tanto Schwanke quanto Vequi reforçaram os pontos positivos do projeto para a comunidade local e sua felicidade com o lançamento. “O programa vem unir tudo isso, desde o início da gravidez e, também, posterior, encaminhamento aos postos de saúde e às unidades para que possa ser acompanhada essa criança desde pequenininha”, ressaltou o prefeito.