IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
As escolas da rede municipal de educação promoveram nesta semana a etapa escolar da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nos educandários e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. A ação foi coordenada pela secretaria de Educação e se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos para debater temas, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias para as etapas seguintes.
Em Brusque, a dinâmica adotada nas unidades escolares foi de desenvolver durante o mês de agosto diferentes estudos com alunos de 6º ano a 8ª série, trabalhando os quatro elementos: terra, água, fogo e ar, relacionando-os com a realidade da comunidade onde a escola está inserida. Os alunos de cada turma foram divididos em grupos de pesquisa e, posteriormente, apresentaram o resultado do trabalho e suas propostas para os colegas de classe.
Em cada turma, os professores orientaram os trabalhos tendo por base os cadernos de estudos desenvolvidos especificamente para a conferência. Os alunos escolheram um único trabalho para representar a turma na data da conferência. Dessa forma, cada turma dos anos finais do ensino fundamental pôde apresentar para todos os alunos da escola, funcionários e comunidade seu tema de pesquisa e suas sugestões para tornar o espaço escolar e seu entorno mais sustentável.
Após as apresentações, os alunos votaram no trabalho e nos dois alunos que representarão a escola na etapa regional da conferência de onde sairão os representantes de nossa região para a conferência estadual. A secretária de Educação, Gleusa Fischer, destaca que o desafio foi envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construir uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade.
Na etapa estadual, os projetos de ação serão apresentados e debatidos. Os delegados e delegadas presentes escolherão quatro projetos que considerarem mais relevantes, transformadores e que possam ser realizados. Os representantes das escolas cujo projeto foi eleito devem acompanhá-los para a etapa nacional. Os demais delegados e delegadas são eleitos em plenário pelos próprios alunos participantes. A etapa nacional acontece em novembro, de 25 a 29, com o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.
A Conferência Nacional será o encontro de aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas conferências municipais e ou regionais e nas conferências estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas temáticas.
Assessoria