Pesquisa sobre construção civil na região
A construção Civil pode ser um dos referenciais de crescimento de uma cidade, e o Observatório Social de Brusque e região realizou uma pesquisa, referente ao setor, a fim de avaliar qual a situação da cidade em relação ao cenário regional, pois as novas construções presumem novas moradias, novas empresas e refletem um cenário de futuro.
Nesse sentido, o OSBr abordou o número de empregados da categoria e o número de área construída liberadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina (Crea/SC). Neste estudo, o OSBr computou dados das quatro maiores cidades da região, ou seja: Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque e Itajaí, referente aos anos de 2011 e 2012.
Na pesquisa, Brusque tem o menor número de empregados da classe, que em 2012 somou 1.845 profissionais registrados e a menor área construída, número muito abaixo dos outros municípios, o que sugere uma desaceleração no crescimento, uma vez que a cidade teve, nos últimos anos, um dos maiores níveis de crescimento populacional entre as maiores cidades catarinense, ficando atrás somente de Balneário Camboriú.
Dos municípios pesquisados, o que mais se destacou foi Itajaí, com a maior área liberada para construção. A cidade portuária foi a que mais gerou emprego na indústria, no cenário estadual, no ano de 2012.
Blumenau se destaca como o maior quadro de funcionários na construção civil. Já Balneário Camboriú chama a atenção nesse estudo por ter registrado expressiva área liberada para construção, mesmo não sendo uma cidade industrial, o que significa afirmar que o aumento populacional continuará num ritmo muito acelerado.
Assessoria