Programa disponibiliza telefone mais barato
Um programa do governo federal e que ainda é pouco divulgado, especialmente pelas operadoras de telefonia do país. Trata-se do telefone popular, que é o acesso individual classe especial por meio do qual as famílias inscritas no cadastro único dos programas sociais do governo federal podem ter acesso ao serviço de telefonia fixa em condições especiais.
Fábio Roberto de Souza, diretor do Procon em Brusque, informa que a assinatura mensal deste programa possui uma tarifa reduzida entre R$ 13 e R$ 15, com impostos. O telefone popular tem uma franquia mensal, não cumulativa, de 90 minutos para realizar chamadas locais a outros telefones fixos. Para realizar ligações locais acima da franquia de 90 minutos, chamadas para telefones celulares, chamadas de longa distância nacional e internacional é necessário inserir créditos.
Souza também esclarece que é importante que os dados da família estejam atualizados no cadastro único há, pelo menos, dois anos, principalmente com as informações de renda familiar e endereço atualizados.
São consideradas de baixa renda aquelas famílias que possuam ganho mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda familiar total de até três salários mínimos.
As famílias brusquenses interessadas poderão fazer a inscrição junto à secretaria municipal de Assistência Social e Habitação. Somente após a inscrição é que a concessionária irá consultar a base de dados do cadastro único e verificar se o perfil está apto a contratar o telefone popular.
Desde junho deste ano estão sendo atendidas as famílias com renda familiar total até dois salários mínimos. A partir de junho de 2014, serão atendidas as demais famílias incluídas no cadastro único para programas sociais.