Comunidade interdita rodovia pedindo solução para rua João Heil
Após a forte chuva de sexta-feira (6), onde os moradores da rua João Heil, no bairro Nova Brasília sofreram mais uma vez com a água entrando repentinamente nas residências, a comunidade resolveu se manifestar. Com bancos, fotos das residências com água e questionamentos, a comunidade pediu solução para o problema.
Cléber Luiz Fischer, morador da rua, afirmou que a maioria das casas sofre com esse problema há décadas, e o manifesto é uma forma de mostrar que eles têm o direito de comprar e permanecer com as coisas inteiras dentro de casa. Boa parte dos moradores teve de sair em meio ao horário de trabalho para tentar salvar móveis, roupas e outros objetos.
O protesto começou com a interdição total da rodovia Antônio Heil, nas proximidades dos centros comerciais. Após a chegada da Polícia Militar, uma conversa com a comunidade foi realizada para que ao menos os veículos de maior porte, como caminhões e ônibus pudessem passar em pequenas liberações, enquanto que os carros e motos teriam de desviar por outras ruas, ou até mesmo por dentro da João Heil.
Cléber afirma que enquanto a situação não for resolvida, a ideia dos moradores é continuar protestando de forma pacífica todos os sábados enquanto que uma solução não for iniciada. Vários moradores relataram que ficaram até depois das 22h tirando barro e água de dentro de casa.
Durante o mês de janeiro, após as chuvas do dia 5, esse mesmo tipo de manifestação foi organizada, porém, após a promessa do poder público que algo seria feito, ela foi cancelada. Cléber reclama que depois de nove meses, aquele encontro resultou apenas em promessas não cumpridas.
Ao longo do protesto, muitos moradores se disseram cansados de a cada chuva forte ver os móveis e objetos de casa serem levados pela água na região que é popularmente conhecida como “Bacia”.