Centrais de Regulação funcionarão 24 horas
Santa Catarina possui cerca de 17,7 mil leitos para internação de pacientes, juntando todas as unidades hospitalares existentes no estado, as públicas, privadas e filantrópicas. Destas, 12.198 leitos são reservados para atender pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e serão estas que terão um monitoramento e controladas pelas oito centrais de regulação regionais que já foram criadas pelo governo catarinense por Medida Provisória (MP) como uma das estratégias do Plano de Gestão de Saúde.
A previsão do estado é de que no mês de dezembro as centrais entrem em funcionamento. Os critérios para implantação do serviço estão sendo definidos. As centrais estão sendo criadas com a finalidade de agilizar ao atendimento dos pacientes que necessitarem de internação. A instalação será nas macro-regiões do Nordeste, Planalto Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí-Açu, Serra catarinense, Meio-Oeste e Grande Oeste.
Elas funcionarão 24 horas por dia, todos os dias. As centrais de regulação de consultas e exames funcionarão 8 horas, durante os dias úteis. Para isso, contarão com uma equipe de 614 pessoas e um investimento mensal de R$ 3,7 milhões da secretaria de estado da Saúde. A gestão das centrais de internação hospitalar será estadual. Já as centrais de consultas e exames ficarão sob a responsabilidade dos municípios, em gestão compartilhada com a SES. A secretaria está trabalhando no estudo e na viabilidade do local e estrutura física das centrais de regulação macrorregionais.