Vendas negativas para o Dia dos Pais
As altas do dólar e da inflação e o momento econômico de dúvidas no país novamente afetaram o movimento no varejo e, desta vez, nem mesmo as vendas do Dia dos Pais foram suficientes para reverter os números negativos do mês. Todo este cenário resultou numa queda de 4,9% nas vendas de agosto em relação ao mesmo mês de 2012, segundo a Federação Catarinense dos Dirigentes Lojistas (FCDL).
Na comparação com julho, o crescimento foi de apenas 0,01%. No acumulado do ano, o período janeiro-agosto 2013 registrou queda de 2,21% com relação aos oito primeiros meses do ano passado.
A boa notícia ficou por conta da inadimplência. Após dois meses em ascensão, o índice voltou a cair e ficou em 2,44%. Em agosto, a FCDL corrigiu suas projeções para 2013: no lugar dos 4% previstos no início do ano, a expectativa agora é de crescimento de no máximo 2,5%.
Para a próxima data especial, o Dia das Crianças, em outubro, a FCDL acredita que as vendas terão um crescimento de 2% com relação ao mesmo período de 2012.
Da FCDL