LDO aprovada em Guabiruba na primeira votação
Na sessão desta terça-feira (17) da Câmara de Vereadores de Guabiruba, a Lei de Diretrizes Orçamentárias do exercício 2018 e o Plano Plurianual 2018/2021 foram aprovados em primeira votação. Antes da apreciação dos dois projetos, o parecer conjunto das comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento foi aprovado.
Na Lei de Diretrizes Orçamentárias, uma das emendas que foram aprovadas junto foi a do vereador Haliton Kormann, que pede uma destinação do orçamento para que um Centro de Atenção ao Idoso seja criado. O vereador diz não saber se o projeto será realmente executado em 2018, mas salienta a importância da ideia estar na LDO.
Segundo Kormann, várias pesquisas foram realizadas em municípios que já têm esse tipo de atendimento. A ideia é de que os idosos sejam bem atendidos em situação de necessidade da família, não como uma casa de acolhimento permanente, mas sim em casos onde a família precisa se deslocar e poderia deixar o idoso em um local de qualidade.
O presidente, Cristiano Kormann, destacou a vinda do governador Raimundo Colombo a Brusque, e a cobrança da cidade pela reforma da EEB João Boos. Para ele, a pressão realizada pelos alunos e pelas entidades do município tem dado efeito, muito por conta da promessa do governador em resolver essa questão pessoalmente.
Cristiano também falou sobre as cobranças realizadas pela região que demoram a surtir efeito, muito por conta da falta de representatividade dos municípios. Ele reconhece que o Estado tem melhorado em diversos aspectos, principalmente o econômico, mas acredita que parte da culpa nessa falta de representatividade também cabe à população.
A próxima sessão da Câmara de Guabiruba está marcada para as 19h da próxima terça-feira (24).