Sebrae promove oficina para micro empresários
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu, na tarde desta quinta-feira (12), no auditório da Uniasselvi/Assevim, uma oficina que norteia os empresários nas compras governamentais. Ou seja, as licitações com o poder público. A palestra foi ministrada pelo advogado e consultor do Sebrae, Luiz Carlos Freitas Júnior, especialista em direito tributário e com vários anos de experiência em processos licitatórios.
Apesar da importância do evento, não mais que dúzia de pessoas atendeu ao chamado do Sebrae, que oferece as instruções de forma gratuita. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Danilo Rezini, foi quem discursou na abertura da oficina e enfatizou a importância da palestra promovida pelo Sebrae.
Acho que temos que desmistificar de que algumas prefeituras fazem compras dirigidas, outras só compram de empresas grandes, o que deixa transparecer, às vezes, que alguém está levando vantagem. Mas isso não é verdadeiro. Essa oficina veio para mostrar que todos podem fornecer para o poder público, desde que estejam aptos, disse Rezini.
O intuito da palestra foi de capacitar os empreendedores para que eles possam saber como podem participar de um processo de licitação, especialmente para que eles possam compreender que além de gerar renda para a própria empresa. O dinheiro do município permanece no município, disse o palestrante.
Para Luiz Carlos, no Brasil nenhum órgão público produz e por isso depende de fornecedores para a merenda escolar ou comprar material para construir uma escola, mas para isso os fornecedores precisam estar capacitados.