Cúpula do PMDB foca candidatura própria em 2016
Com a finalidade de preparar o PMDB para concorrer às eleições municipais do próximo ano, o presidente do diretório estadual, deputado Valdir Cobalchini, mais o deputado Rogério Mendonça, o Peninha, além do secretário-adjunto da Casa Civil, José Ari Vequi, visitaram nessa sexta-feira (18) os diretórios municipais de Brusque, Botuverá e Guabiruba.
A passagem das lideranças pemedebistas faz parte de uma série de visitas que acontecem neste mês no interior do estado para discutir e traçar as estratégias visando as eleições de 2016. A sigla pretende ampliar o número de prefeituras com o maior número de candidatos possível.
José Ari Vequi explicou que vários municípios estão sendo visitados aos finais de semana com encontros regionais e municípios, como foi o caso de Brusque. A intenção é que o PMDB tenha candidato ao Executivo cidades de médio e grande portes. O partido aprovou uma resolução no mês de maio, na qual se estabelece que terá candidato nas 295 cidades do estado. “Claro que sabemos que em função dos compromissos de coligação não vamos alcançar este número, mas pelo menos queremos chegar a 250 cidades com candidatos” explicou Vequi.
Para Valdir Cobalchini, nos municípios em que há geração de sinal de televisão aberto e em consequência a propaganda eleitoral, o diretório estadual orienta para que o partido lance candidatura a prefeito. “Ao procedermos dessa forma, todos os municípios de Santa Catarina verão o número 15. E isso obviamente contribuem para os candidatos de outras cidades “disse Cobalchini.
No caso de Brusque, Cobalchini ressaltou que o diretório estadual está “orientando” o partido para que lance candidato. Segundo ele, há muito o PMDB local não coloca o time em campo. ‘O time tem que entrar em campo, time que não entra em campo perde torcida”, ressaltou.
Ainda segundo Cobalchini, o PMDB definiu um calendário de ações com visitas a todos os municípios do estado, encontros e eventos até outubro deste ano. A sugestão é fortalecer e preparar as bases para aumentar a representação municipal em número de vereadores, prefeitos e vices, pavimentando a eleição de 2018. Todos os finais de semana serão efetivados roteiros de encontros municipais, com as presenças de lideranças estaduais.