Rotatividade e suas complicações na economia
Acontecerá nesta quinta-feira (19), a partir das 14h, no Teatro do Centro Empresarial de Brusque, o 1º Fórum de Recursos Humanos. Segundo Edemar Fischer, presidente da Associação Comercial e Industrial de Brusque (Acibr), o evento tem como objetivo debater as questões da rotatividade de funcionários nas empresas e suas complicações na economia local, bem como na vida das pessoas, tendo em vista que as preocupações são semelhantes em todos os setores: indústria, comércio e prestadores de serviços.
O público alvo são empresários, responsáveis por RH das empresas, representantes de sindicatos patronais e trabalhadores, contadores e público em geral. Fischer disse que a rotatividade de funcionários está presente em Brusque apesar das melhorias que foram feitas no intuito de dificultar a liberação do benefício seguro-desemprego.
Em Brusque, na temporada de verão, muitos trabalhadores realizam acordos na empresa onde prestam serviço para a rescisão contratual como se tivessem sido demitidos para, assim, receber o auxílio do governo federal. Após este acordo, eles ficam na informalidade durante toda a temporada nas praias da região, exercendo outras funções e ganhando duplamente.
Ainda segundo Fischer, com o seguro desemprego, mais o salário que consegue trabalhando na informalidade, só retoma a procura pelo novo emprego no início de ano, após o fim da chamada temporada de praias.
Os interessados em participar do Fórum poderão buscar informações sobre vagas disponíveis diretamente na Acibr, fone: 33 51 13 39.