Situação de creche põe em risco alunos e professores, diz vereador
O vereador Ivan Martins (Republicanos) está solicitando que a Prefeitura proceda com urgência obras de conserto na estrutura do Centro Municipal de Educação Infantil Hilário Zen, no bairro Rio Branco. A obra levou cerca de dez anos para ser concluída, foi inaugurada há menos de dois anos e está com sérios problemas.
Martins disse que há muito tempo se ouve reclamações sobre as condições da estrutura do educandário. No entanto, nas últimas semanas tem chegado diversas reclamações sobre o assunto, o que deixara ele preocupado.
“Sabemos que a construção do CMEI foi bastante dolorosa, porque as empresas que ganharam os processos licitatórios abandonaram a construção. Entraram, me parece, duas ou três para finalizar”, destacou ele.
Ivan lembrou que a obra foi inaugurada quase dez anos depois de ser iniciada. Isso tem gerado preocupação pelo fato de a unidade vir apresentando problemas com goteiras e outros problemas, o que traz insegurança para alunos e professores. Outra preocupação é de piso não ser antiderrapante e não haver sinalização sobre isso.
“Por essa razoa, chamamos atenção do Poder Executivo, através da Secretaria de Infraestrutura e de Educação para que façam uma vistoria no CMEI Hilário zen. Caso se confirme essas denúncias, seja reformado para que em 2023 seja possível entregar a obra aos alunos refeitos todos os problemas e dando mais segurança eles”, frisou o parlamentar.
O vereador disse que muitas vezes houve essa mesma reclamação e que o problema precisa ser resolvido o quanto antes. São 216 crianças do berçário à pré-escola, com idades de seis meses a seis anos.
A vereadora Marlina Oliviera Schiessl (PT) pediu para assinar o requerimento de Martins. Ela disse que já havia sido feito pedido igual no começo do ano, mas que nada se fez a respeito.
“Quando trouxe esse pleito, o líder do governo, Nick Imhof, levantou-se e comprometeu-se de que no outro dia haveria uma equipe atuando lá no CMEi. Porque quando chove cai água na cozinha, no piso. Imagina as condições de trabalho das pessoas que atuam nesse educandário”, pontuou ela.
O vereador Cassiano Tavares (Podemos) também abordou o tema. Ele disse que foi procurado nos último dias para ouvir sobre a situação. Algo que acreditava estar resolvido já há tempos.
“Uma das pessoas que falou comigo já caiu duas vezes. Olha que perigo que é”, destacou ele, chamando o prefeito Ari Vequi à responsabilidade de resolver o problema quando retomar o cargo na próxima semana.