Havan lança campanha Trânsito Amigo junto a entidades
No final da manhã desta segunda-feira (30), a rede de lojas Havan lançou a campanha Trânsito Amigo junto a diversas entidades da sociedade. Prefeitura de Brusque, Polícia Militar, Ministério Público, ACIBr, CDL, entre outros órgãos estão dentro desse projeto de conscientização.
Dentro da campanha, além das mídias divulgadas pela Havan nas redes sociais e na imprensa, as crianças da rede municipal de educação também receberão um material lúdico para aprender a importância de um trânsito seguro. Esse conteúdo será trabalhado também na Transitolândia, projeto da Polícia Militar.
O diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, destacou o poder da educação e da conscientização para o sucesso da campanha. Ele citou o caso de Votuporanga (SP), cidade de 100 mil habitantes que tem um trânsito sem lombadas, totalmente educado. A campanha é para que a população se conscientize, pois ele acredita que além do grande volume de veículos, Brusque pode se tornar referência nacional no assunto.
O promotor Rodrigo Cunha Amorim, do Ministério Público, acredita que a sinergia entre os órgãos públicos e a iniciativa privada possam colaborar para índices melhores no trânsito. E isso reflete no trabalho do Ministério Público, que dedica boa parte do tempo para cuidar de crimes de trânsito.
A secretaria de educação também está envolvida no projeto, através dos alunos. Para o secretário José Zancanaro, toda e qualquer transformação da sociedade passa pela educação. O projeto diretamente com a rede municipal ainda está em fase de planejamento, porém, ideias já surgem para trabalhar com as diferentes idades.
O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, destacou o empenho da iniciativa privada em tentar mudar o panorama do trânsito. Já são 18 mortes no trânsito de Brusque no ano, dado que reflete no maior problema de segurança pública da cidade. Atualmente, o número de mortes no trânsito é o dobro dos homicídios registrados esse ano na região.