Hospital Azambuja continuará atendendo via SUS, segundo prefeito
Em entrevista na manhã desta terça-feira (31) ao Rádio Revista Cidade, o prefeito Jonas Oscar Paegle anunciou que o acordo para que o Hospital Azambuja continue atendendo através do Sistema Único de Saúde. Algumas condições foram apresentadas para a entidade durante a segunda-feira (30).
De acordo com o prefeito, a situação começou a melhorar após a reunião com os prefeitos de Guabiruba e Botuverá, que o procuraram por iniciativa própria para tentar auxiliar a resolver esse problema. A partir dessa conversa, uma ideia inicial de solução foi apresentada, e ficou definido que o atendimento no SUS não será paralisado.
Para ele, um trabalho precisa ser feito para que o Hospital Azambuja se torne oficialmente um hospital regional, ainda pertencendo à Mitra Metropolitana, com o Governo do Estado auxiliando a bancar o atendimento via SUS daquela unidade. A proposta foi apresentada ao administrador do hospital, Fabiano Amorim, buscando resolver da maneira mais tranquila o possível.
Com isso, Guabiruba, Botuverá e até mesmo Nova Trento deverão participar da colaboração financeira ao hospital. Um levantamento será apresentado pela administração do Azambuja para que cada um tenha seu percentual de acordo com o número de atendimentos realizados mensalmente.
Uma reunião entre os secretários de saúde de Guabiruba e Botuverá no gabinete do prefeito de Brusque deve selar o acordo. O anúncio oficial do acordo entre as partes não tem previsão de acontecer, mas segundo o prefeito, tudo está alinhado.
Durante a conversa com a administração do Hospital Azambuja, ficou definido que um profissional será procurado para dar plantão pediátrico na porta de entrada do hospital das 12 às 22h. Esse profissional trabalharia além daquele já contratado para o plantão feito com as crianças que nascem na unidade.